Você está visualizando atualmente Vigilância Sanitária Municipal traz boletim atualizado de casos no município nos últimos três anos

Conforme BRASIL, (Ministério da Saúde) à Vigilância Epidemiológica compete, portanto: “manter um conhecimento atualizado da situação epidemiológica das doenças e dos fatores que a condicionam; conhecer e prever a evolução do comportamento epidemiológico das doenças; prever as mudanças de comportamento epidemiológico das doenças, em decorrência dos programas de controle ou erradicação;  selecionar as medidas de controle a serem usadas”. A Vigilância Epidemiológica inclui as seguintes atividades: coleta de dados, consolidação e análise desses dados, divulgação e interpretação dos mesmos e determinação de medidas de controle.

“SÍFILIS EM DESTAQUE: BOLETIM EPIDEMIOLOGICO

Com o olhar cuidadoso sob esse conceito, a Secretaria Municipal de Saúde de Pedro Teixeira, juntamente com o Serviço de Vigilância em saúde, traz a correção do Boletim Epidemiológico sobre Sífilis, publicado no informe de outubro de 2022, o qual segue abaixo.

Informou-se que, nos últimos 03 anos, não houve nenhum registro da moléstia no seu território. Porém, ao reavaliar o SINAN, nota-se 01 caso de Sífilis em nosso território no ano de 2021. Apresentamos agora abaixo o novo Boletim Epidemiológico corrigido.

DEZEMBRO VERMELHO: “PREVENÇÃO NA PAUTA”

Dezembro Vermelho é uma campanha que chama a atenção para as medidas de prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos das pessoas infectadas com o vírus HIV, a Aids e outras ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

O movimento Dezembro Vermelho objetiva, ainda, conscientizar a todos a respeito das Infecções Sexualmente Transmissíveis, doenças causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos, transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de preservativo masculino ou feminino, com uma pessoa que esteja infectada.

Lembra-se que a melhor medida para o cuidado a saúde é o aconselhamento, a orientação e a informação junto aos profissionais de saúde do nosso Município.

A Secretaria Municipal de Saúde convida toda comunidade para participar da mobilização dezembro vermelho e laranja no dia 16 de dezembro de 2022 com a seguinte programação:

08h – Palestra – Novas Tecnologias sobre o Tratamento do Câncer de Próstata – Dr. Paulo Cesar Ferreira Lopes

9h –  Palestra –  IST( HIV/SIFILIS  e outras ISTs) – Enf. Rita de Cássia

– Aferição da Pressão Arterial

Orientação sobre temas diversificados IST (Tuberculose, Dengue, Zika vírus, Chikungunya, etc…

10h – Café

10:30min –  Encerramento