Você está visualizando atualmente Órgão público de assistência social oferece atividades e serviços de apoio às famílias de Pedro Teixeira

Órgão público de assistência social oferece atividades e serviços de apoio às famílias de Pedro Teixeira

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é um equipamento público de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que tem por objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidades e riscos sociais nas áreas de abrangências, desenvolvendo as potencialidades, o protagonismo e a autonomia dos indivíduos.

Os serviços ofertados são divididos em: Serviço de Proteção e Atenção Integral a Família (PAIF), Programa Bolsa Família e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos com desenvolvimentos de projetos.

O volume maior dos serviços prestados está concentrado no PAIF, que consiste em atender as famílias em situação de vulnerabilidade social, acolhendo e entendendo qual a sua real situação, elencando suas vulnerabilidades, e traçando estratégias para suas superações. Ele é um trabalho de caráter continuado que visa fortalecer a função de proteção das famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos atendidos.

São prioritários no atendimento os beneficiários que atendem aos critérios de participação em programas de transferência de renda, benefícios assistenciais, pessoas com deficiência e idosos que vivenciam situação de fragilidade.

As atividades práticas desenvolvidas são:
• Acolhida e escuta qualificada para identificação das necessidades sociais;
• Visitas domiciliares;
• Avaliação social para a concessão de benefícios eventuais (cesta básica, auxilio aluguel, etc);
• Orientação e encaminhamento para BPC/LOAS, orientação e agendamento dos benefícios da Previdência Social;
• Atendimento referente à documentação civil;
• Encaminhamentos a rede socioassistencial, entre outros;
• Inclusão e atualização do Cadúnico;
• Atividades grupais socioeducativas, entre outras.

É importante destacar que atualmente as atividades grupais socioeducativas e os projetos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos estão interrompidas por causa da pandemia. Em breve esperamos poder retornar com estas importantes ações.

Caso você necessite ou conhece alguém que precisa dos serviços do CRAS Pedro Teixeira, entre em contato no telefone 32-3282-1224 ou nos procure na rua Jacinto Eugênio, nº 77 – Bairro Centro, de segunda a sexta-feira de 8h às 17h.

Deixe um comentário